SEITAI E OUTRAS TÉCNICAS MANUAIS 

gallery/tec

 

SEITAI JUJUTSU/SEIFUKU

 

O Seitai Jujutsu/Seifuku é pouco conhecido no Brasil. Desenvolveu-se no Japão com o surgimento dos samurais (século XII). Estes guerreiros entre os diversos treinamentos para a luta fazia pratica do yawara que depois deu origem ao ju jutsu e judo. As fraturas ocorridas nesses treinamentos desenvolveram este método de tratamento.Fazendo os samurais sempre uso de técnicas precisas para colocar os ossos fraturados e/ou deslocados exatamente no lugar. O termo Seitai aparece nesta época em alguns clãs de samurais. Seguindo o método Budo de treino essa arte era utilizada para curar e ao mesmo tempo utilizada pra luta. Alguns historiadores acreditam que toda esta cultura nipônica de cura tenha sua origem na China através do An-Ma e do Ban-Fá.Entretanto a metodologia do treino e utilização das técnicas nada tem de semelhante com os métodos chineses.

SEITAI significa:
SEI – reordenar, alinhar e organizar.
TAI - corpo.

O Seitai é uma terapia manual de origem Japonesa que surgiu entre os séculos XV e XVI desenvolvida pelos antigos guerreiros Samurai.O seu objetivo era auxiliar na saúde integral.Teve seu desenvolvimento no final da Segunda Guerra Mundial.Alguns consideram o Seitai como a QUIROPRAXIA JAPONESA.

O FUNCIONAMENTO DO SEITAI

O Seitai trabalha o corpo como um todo.Fazendo uso de alongamentos e manipulações que vão atuar no KI (energia vital) e nos sistemas ósseos, musculares e articulações. Em algumas escolas(estilos) de Seitai utilizam-se a ênfase nas articulações e outras preferem os alongamentos. Em geral as técnicas consiste em 30 manobras básicas. As técnicas são aplicadas no Hara (abdômen).Onde são trabalhados 12 pontos fornecendo informações sobre o paciente. Depois o praticante utilizará das três formas de tratamentos preconizadas no Seitai.Que são:KATSUGEM,YUKI e GYOKI.

►Katsugem – significa movimento regenerador, que compreende em movimentos circulares, rotações e extensões ,objetivando o desbloqueio do KI nos ossos e articulações.
►Yuki - É a comunicação de energia através da imposição das mãos, executando o relaxamento do paciente com posições especificas nos músculos e tendões. Nesta técnica o praticante após aplicar o Ki verifica se encontra no local bloqueios energéticos.

No Rio de Janeiro a escola de Aikjutu Key Brasil continua a manter a tradição Nipônica do Seitai Jujutsu transmitida pelo Honorável Grão Mestre Yonoske Nagashima.

Esta pesquisa foi gentilmente cedida pelo Prof. e Massoterapeuta ROGERIO PIRES DA SILVA através da ABRAMC .Cujo site é:www.abramc.org.br.