ATUALIDADES SOBRE SEITAI

 

O SEITAI não é QUIROPRAXIA ou OSTEOPATIA, que se caracterizam por serem técnicas de manipulações da coluna vertebral originadas nos Estados Unidos. Haja vista que o Seitai além de ter sua origem nipônica tem seu método de trabalho e contexto filosóficos próprio, onde a sua essência estão nos conteúdos espirituais e marciais nipônicos. Respeitamos o trabalho profissional dos Quiropraxistas e Osteopatas no Brasil e no mundo. Achamos inclusive que a excelência destas técnicas manipulativas americanas estão destacando-se mundialmente devido ao seu contexto de organização e de academicidade com caráter cientifico. Pois estas técnicas manipulativas americanas possuem universidades e produções cientificas onde suas abordagens epistemológicas as fazem ter grande credibilidade social e acadêmica, inclusive no próprio Japão, pais de origem do Seitai.

Infelizmente o Seitai não tem ainda uma organização epistemológica acadêmica como tem a quiropraxia e a osteopatia no Ocidente. Porém acreditamos que com um processo organizacional mais sistemática do Seitai, em nível acadêmico cientifico, seus benefícios, que são inúmeros, serão também respeitados e acreditados como são os da osteopatia e quiropraxia.

A origem do Seitai,que tem metodologias e características próprias, é japonesa e nada tem haver com as práticas gregas e/ou americanas (osteopatia e quiropraxia). O Seitai pelo seu processo de antiguidade tem muitas das suas técnicas incorporadas ao Shiatsu e acreditamos que os criadores da Quiropraxia e da Osteopatia também fizeram usos das manipulações vertebrais oriundas do Seitai. Muitas técnicas orientais no passado foram levadas para os Estados Unidos da América. Pois os japoneses também fazem parte do desenvolvimento, através dos seus trabalhos braçais, dos EUA. A história nos deixa bem claro estes fatos. E dentro das heranças orientais que foram dadas como presente ao povo americano, com certeza, o Seitai foi junto. Permitindo aos criadores da quiropraxia e da osteopatia, de forma sabia, fazerem bom uso destes conhecimentos manipulativos vertebrais de origem nipônica. Adaptando-os a realidade americana.

As técnicas manipulativas do Seitai tiveram suas origens nos mecanismo de massoterapia da China. Assim como o Japão herdou da China os princípios terapêuticos, marciais e filosóficos de cunhos espirituais também recebeu do povo chinês os mecanismos das manipulações vertebrais, incluindo o sistema denominado de BAN FÁ, que são as técnicas chinesas de manipulações vertebrais, incluídas no TUI-NÁ (massagem chinesa). Além disso existem no Japão, desde a sua antiguidade, diversos métodos de manipulações articulares. Tais como o KOTSUBAN RYOHO (técnicas de manipulações da bacia-articulação sacro-ilíaca) e o KWANSETSU RYOHO (método nipônico de manipulações das articulações em geral).

O Seitai é uma técnica nipônica pouco conhecida no mundo Ocidental, apesar de ter alguns séculos de existência. Sendo usado, inicialmente, pelos lendários samurais, objetivando a recuperação das lesões e demais patologias vertebrais ocorridas durante os treinamentos marciais ou até mesmo nas lutas reais em campos de batalhas. A base do Seitai são um conjunto de técnicas manipulativas com finalidades de organizar, de forma suave, o Corpo humano. Fazendo uso de diversas manipulações na coluna vertebral, que a principio parecem ser agressivas,porém após a feitura das manobras possibilita um grande alivio para quem as recebem.

Apesar do Seitai ser uma técnica que há séculos foi usada pelos samurais, como já relatamos anteriormente, somente em 1920 através do Mestre HARUCHIKA NOGUCHI, foi oficialmente sistematizado. Alguns historiadores também afirmam que o Mestre MICHIO TAKASHAKI, de forma contemporânea, também sistematizou o Seitai no Japão.

A maioria dos poucos historiadores e pesquisadores sobre o Seitai afirmam que o Mestre HARUCHIKA NOGUCHI, também para outros o Mestre MICHIO TAKASHAKI, caracterizam-se como os FUNDADORES do Seitai. Fazendo uso do ano de 1920 como sendo a data da fundação oficial desta técnica manipulativa vertebral nipônica. Acreditamos que estes grandes Mestres, HARUCHIKA NOGUCHI e MICHIO TAKASHAKI, realmente tiveram grande influência no processo da fundação da sistematização do Seitai. Porém discordamos do fatos de que ELES foram, como são expostos em diversos textos, os FUNDADORES do SEITAI. Pois o Seitai já existia no Japão muito antes deles existirem. Ao nosso entender cabem aos mesmos, principalmente HARUCHIKA NOGUCHI, os méritos da sistematizados do Seitai. Algo,como já coloquei anteriormente, muito importante para ampliação desta técnica manipulativa vertebral nipônica.

Muitas concepções históricas reais sobre o Seitai estão perdidas dentro da história japonesa. Porque se tem pouca coisa escrita, inclusive nos dias atuais,sobre o Seitai. Sendo isto muito ruim para os profissionais do Seitai, em todo o mundo, inclusive no Brasil. A falta de dados históricos escritos impossibilita as análises epistemológicas dialéticas, que permitem surgimentos de dados científicos para apresentação de conhecimentos, aproximados do verdadeiro. As poucas coisas que se tem sobre o contexto histórico e social do Seitai no Japão, sendo a maioria não confiáveis,defendem os interesses de uma pessoa ou de um grupo. Pelo simples fato de que a ´´história ´´ e a ´´ estória´´ se confundem. Fazendo o mito se agrupar ao real. De forma semelhante ao processo das religiões. Onde a fé supera a razão e os preceitos da realidade.

O termo SEITAI,em japonês, pode ser traduzido como ORGANIZAÇÂO DO CORPO. Esta técnica possibilita uma grande sensação de liberdade e paz para quem o recebe. Permitindo ainda um grande relaxamento psicobioespiritual (corpo, mente e espírito). Os "estalos vertebrais", no começo chegam a assustar, somente depois da sessão o paciente tem um completo bem estar. Aliviando normalmente as suas DORES NAS COSTAS.

O Seitai permite o fluxo do Ki (energia vital) e consequentemente possibilita o surgimento de um estado de homeostase, que somente quem participa de uma sessão pode expressar. Pois é algo difícil de ser exposto através de palavras. Apenas quem tem a oportunidade de passar por uma sessão de Seitai pode expressar a sensação de PAZ e EQUILIBRIO ESPIRITUAL possibilitado.

O que o Seitai faz é liberar os bloqueios musculares e estruturais, tornando-os conscientes para o paciente. Pois, na maioria das vezes, o individuo não sabe da extensão das suas patologias e dos seus posicionamentos viciosos. Os hábitos diários errôneos, as condições de nutrição, educação, moradia e outros fatores podem possibilitar alterações posturais ou outros distúrbios que somente um toque terapêutico pode fazer mudar de forma ampla. O Seitai pode atuar no aspecto preventivo ou como curativo, caso a patologia esteja instalada, isto indo a depender de cada caso. Acreditamos que o Seitai é a uma das terapias orientais que no século XXI vai se popularizar e ter, cada vez mais, credibilidade e aceitabilidade, principalmente, em nosso pais. Pois é algo simples e com rápidas respostas terapêuticas eficientes, eficazes e efetivas